quinta-feira, 22 de novembro de 2012

LENDA DA REGIÃO NORTE

NOSSA RICA CULTURA ! 

Pessoas de diversos lugares do país contribuíram para a formação do nosso estado, por isso, há uma diversidade muito grande nas manifestações culturais de Rondônia. Em relação as lendas:

"Pode-se dizer que as manifestações culturais observadas hoje em Rondônia têm sua base em dois momentos históricos e seus respectivos personagens. As influências marcantes da cultura indígena mesclam-se ao resultado do contato desses com os "novos" habitantes do jovem Estado. Habitantes estes que migraram de outras regiões do Brasil atraídos pelas riquezas do ciclo da Borracha e pelas ofertas de emprego através da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Por isso, de um modo geral, as manifestações culturais de Rondônia têm muito em comum com o restante da Amazônia. Entre as populações ribeirinhas tanto do rio Guaporé, quanto do Madeira, são freqüentes os relatos de seres que vivem ora na água ora em terra, como o boto, por exemplo.
Encontra-se na Amazônia também, quase metade da população indígena brasileira, com cerca de 220 povos e portanto, há muitas lendas e tradições que nos foram passadas por eles, que enriquecem o nosso folclore". Um exemplo, é a lenda da vitória régia. Fonte:http://www.geocities.ws/rondonianaweb/index.htm
**********

LENDA DA VITÓRIA RÉGIA
  

Vitória-régia é uma lenda muito popular no Brasil, principalmente na região Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la. Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão em um momento onde Naiá não mais queria comer nem beber nada, só admirar a Lua. Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada. Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.
Fonte: http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2010/10/lenda-da-vitoria-regia.html

**********
A VERDADE

Na verdade, a Vitória Régia é uma planta aquática da família das ninfeáceas, encontrada muito na flora Amazônica, principalmente nas várzeas, onde são vistas flutuando nos lagos de pouca profundidade e sem muita correnteza. Sua gigante folha verde chega a medir dois metros de diâmetro e tem as suas margens levantadas até quinze centimetros. Chega a pesar até 45 kg. e serve de pouso a muitas aves cansadas depois de uma longa jornada. Flutuam nos lagos como uma enorme bandeja verde, trazendo em sua extremidade, como uma oferenda, uma única, bonita e exótica flor que se abre no crepúsculo vespertino e fecha-se no crepúsculo matutino. Essa for é muito aromática e tem de 25 a 35 cm de diâmetro quando aberta. Suas raízes fixam-se no fundo das águas e suas folhas e flores, são revestidas de espinhos na parte inferior, numa defesa natural contra a ação predadora dos peixes. Além dos lagos da Amazônia, a Vitória Régia pode er encontrada também em Mato Grosso e nas Guianas. É cultivada como raridade nos Jardins Botânicos de todo o mundo, devido ao tamanho descomunal de suas folhas e flores. Dizem que um naturalista Inglês, querendo homenagear a sua soberana, a Rainha Vitória, foi quem deu o nome a esta flor de Vitória Régia.
**********
LENDA - VITÓRIA RÉGIA


**********
EM UMA BELA MANHÃ DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, NA ESCOLA ALUÍZIO PINHEIRO FERREIRA, APRESENTAMOS A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA, CONHECIDA EM NOSSA REGIÃO. 
ALÉM DE COMPARTILHAR A HISTÓRIA COM OS ALUNOS DA NOSSA ESCOLA, GOSTARÍAMOS DE COMPARTILHAR ESTA LENDA COM A PROFESSORA MARLI E SUA GALERINHA, QUE TAMBÉM TRABALHARAM UMA LENDA DA REGIÃO EM QUE VIVEM, A REGIÃO SUL. A PROFESSORA MARLI E SUA GALERINHA DRAMATIZARAM A LENDA O NEGRINHO DO PASTOREIO, E PARA CONFERIR ESTE TRABALHO É SÓ ACESSAR O BLOG DA TURMA DA PROFESSORA MARLI: http://diariogalerinha.blogspot.com.br/

 **********
 NOSSA APRESENTAÇÃO FOI MUITO BACANA!

CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DA VICE DIRETORA JULIANA QUE CONTOU A LENDA, E DA MAMÃE DA  MARIA EDUARDA MARQUES, A EDAIANE, QUE NOS AJUDOU E ACOMPANHOU DURANTE A APRESENTAÇÃO. ALÉM DE DRAMATIZAR A LENDA, CANTAMOS UMA BELA CANÇÃO SOBRE A VITÓRIA-RÉGIA.PARABÉNS CRIANÇAS PELA MARAVILHOSA  APRESENTAÇÃO!!!







 NOSSA APRESENTAÇÃO

3 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Querida profe Mara e queridas crianças!
obrigada por partilharem essa bela lenda. Estamos muito felizes com essa troca de conhecimentos. Vou ensinar a cação da Vitória Régia para as crianças. Se quiserem, também podem aprender a canção do Negrinho do Pastoreio. Pena que estamos no final das aulas e estamos envolvidos com a preparação da festa de encerramento, mas se der tempo, vamos tentar aprender e gravar a canção. Onde posso conseguir o arquivo em audio dessa canção? Abraço!

Anônimo disse...

eu adorei vcs sao dez obrigada raquel shamah 10 anos escola monte carmelo ilheus bahia

Anônimo disse...

legal as lendas , obrigada por me alegra com as lendas

Postar um comentário