quinta-feira, 22 de novembro de 2012

LENDA DA REGIÃO NORTE

NOSSA RICA CULTURA ! 

Pessoas de diversos lugares do país contribuíram para a formação do nosso estado, por isso, há uma diversidade muito grande nas manifestações culturais de Rondônia. Em relação as lendas:

"Pode-se dizer que as manifestações culturais observadas hoje em Rondônia têm sua base em dois momentos históricos e seus respectivos personagens. As influências marcantes da cultura indígena mesclam-se ao resultado do contato desses com os "novos" habitantes do jovem Estado. Habitantes estes que migraram de outras regiões do Brasil atraídos pelas riquezas do ciclo da Borracha e pelas ofertas de emprego através da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Por isso, de um modo geral, as manifestações culturais de Rondônia têm muito em comum com o restante da Amazônia. Entre as populações ribeirinhas tanto do rio Guaporé, quanto do Madeira, são freqüentes os relatos de seres que vivem ora na água ora em terra, como o boto, por exemplo.
Encontra-se na Amazônia também, quase metade da população indígena brasileira, com cerca de 220 povos e portanto, há muitas lendas e tradições que nos foram passadas por eles, que enriquecem o nosso folclore". Um exemplo, é a lenda da vitória régia. Fonte:http://www.geocities.ws/rondonianaweb/index.htm
**********

LENDA DA VITÓRIA RÉGIA
  

Vitória-régia é uma lenda muito popular no Brasil, principalmente na região Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la. Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão em um momento onde Naiá não mais queria comer nem beber nada, só admirar a Lua. Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada. Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.
Fonte: http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2010/10/lenda-da-vitoria-regia.html

**********
A VERDADE

Na verdade, a Vitória Régia é uma planta aquática da família das ninfeáceas, encontrada muito na flora Amazônica, principalmente nas várzeas, onde são vistas flutuando nos lagos de pouca profundidade e sem muita correnteza. Sua gigante folha verde chega a medir dois metros de diâmetro e tem as suas margens levantadas até quinze centimetros. Chega a pesar até 45 kg. e serve de pouso a muitas aves cansadas depois de uma longa jornada. Flutuam nos lagos como uma enorme bandeja verde, trazendo em sua extremidade, como uma oferenda, uma única, bonita e exótica flor que se abre no crepúsculo vespertino e fecha-se no crepúsculo matutino. Essa for é muito aromática e tem de 25 a 35 cm de diâmetro quando aberta. Suas raízes fixam-se no fundo das águas e suas folhas e flores, são revestidas de espinhos na parte inferior, numa defesa natural contra a ação predadora dos peixes. Além dos lagos da Amazônia, a Vitória Régia pode er encontrada também em Mato Grosso e nas Guianas. É cultivada como raridade nos Jardins Botânicos de todo o mundo, devido ao tamanho descomunal de suas folhas e flores. Dizem que um naturalista Inglês, querendo homenagear a sua soberana, a Rainha Vitória, foi quem deu o nome a esta flor de Vitória Régia.
**********
LENDA - VITÓRIA RÉGIA


**********
EM UMA BELA MANHÃ DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, NA ESCOLA ALUÍZIO PINHEIRO FERREIRA, APRESENTAMOS A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA, CONHECIDA EM NOSSA REGIÃO. 
ALÉM DE COMPARTILHAR A HISTÓRIA COM OS ALUNOS DA NOSSA ESCOLA, GOSTARÍAMOS DE COMPARTILHAR ESTA LENDA COM A PROFESSORA MARLI E SUA GALERINHA, QUE TAMBÉM TRABALHARAM UMA LENDA DA REGIÃO EM QUE VIVEM, A REGIÃO SUL. A PROFESSORA MARLI E SUA GALERINHA DRAMATIZARAM A LENDA O NEGRINHO DO PASTOREIO, E PARA CONFERIR ESTE TRABALHO É SÓ ACESSAR O BLOG DA TURMA DA PROFESSORA MARLI: http://diariogalerinha.blogspot.com.br/

 **********
 NOSSA APRESENTAÇÃO FOI MUITO BACANA!

CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DA VICE DIRETORA JULIANA QUE CONTOU A LENDA, E DA MAMÃE DA  MARIA EDUARDA MARQUES, A EDAIANE, QUE NOS AJUDOU E ACOMPANHOU DURANTE A APRESENTAÇÃO. ALÉM DE DRAMATIZAR A LENDA, CANTAMOS UMA BELA CANÇÃO SOBRE A VITÓRIA-RÉGIA.PARABÉNS CRIANÇAS PELA MARAVILHOSA  APRESENTAÇÃO!!!







 NOSSA APRESENTAÇÃO

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

VAMOS CUIDAR DO PLANETA?

OLÁ CRIANÇAS!!!

NOSSA TURMA ESTÁ DESENVOLVENDO NA ESCOLA VÁRIAS ATIVIDADES SOBRE A "NOSSA AMIGA NATUREZA".
TENHO CERTEZA QUE JÁ APRENDERAM BASTANTE E AGORA É A VEZ DE CONVIDAR A FAMÍLIA PARA PARTICIPAR.
COM AJUDA DE ALGUM CONVIDADO DE SUA FAMÍLIA, CLIQUE AQUI  PARA REALIZAR UMA ATIVIDADE SOBRE OS CUIDADOS COM A NATUREZA. 
VAMOS COMPARTILHAR OS CUIDADOS QUE CADA UM DE NÓS TEMOS COM O  MEIO AMBIENTE AO NOSSO REDOR. 
SOMANDO AS PEQUENAS ATITUDES DIÁRIAS PODEMOS FAZER A GRANDE DIFERENÇA NA NATUREZA, NÃO É MESMO?

     VAMOS JUNTOS CUIDAR DO NOSSO PLANETA?

**********
ESSA É A NOSSA TURMA
SAUDAÇÕES ECOLÓGICAS!!!


CLICANDO NO LINK ABAIXO VOCÊ PODE FAZER A LEITURA DO LIVRO "OS TRÊS ERRES: REUTILIZAR, REDUZIR E RECICLAR". NOSSA TURMA JÁ LEU ESTE LIVRO, QUE É MUITO BACANA, UMA ÓTIMA SUGESTÃO DE LEITURA E NOS FAZ REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DO NOSSO PLANETA, COMEÇANDO EM NOSSA CASA, NA ESCOLA, AO NOSSO REDOR, COM PEQUENAS ATITUDES, QUE SOMADAS PODEM TRANSFORMAR O AMBIENTE EM QUE VIVEMOS. DEPOIS DE LER E REFLETIR SOBRE O LIVRO E SOBRE AS NOSSAS ATITUDES, CONFECCIONAMOS BRINQUEDOS COM MATERIAIS QUE IRIAM PARA O LIXO. ESSA FOI UMA MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER E BRINCAR!


*******************
ALECRIM - MASCOTE DA TURMA


Foi escolhido um boneco de pano para mascote da turma e entre diversos nomes sugeridos pelas crianças, por meio de votação, foi decidido o nome de Alecrim para o boneco. Esta estratégia fez parte da sequencia didática que foi desenvolvida sobre o Meio ambiente e o intercambio com a escritora do livro O Menino do Boné Verde e entre outras turmas da escola e também de outro estado.

Diariamente, uma criança teve o seu nome sorteado e levou a mascote para casa, juntamente com um caderno  para registrar por meio de frases, pequenos textos, ilustrações ou fotos, como foi o dia em companhia do boneco. Para realizar essa atividade, a criança poderia contar com a participação da família, orientando, apoiando e incentivando. Cada criança, deixou também escrita uma dica de cuidados com a natureza. Para isso, deveria observar os cuidados com o meio ambiente desenvolvidos em sua família e escrever um desses cuidados para ser compartilhado com a turma.

Essa atividade teve o objetivo de estimular a leitura, a produção escrita, promover o senso de responsabilidade, o trabalho em equipe, a interação e incentivar os cuidados com o meio ambiente, desenvolvendo de forma prática, pequenas atitudes, que somadas, são capazes de fazer a grande diferença ao nosso redor. 


 







*******************

LIVRO "OS TRÊS ERRES: REUTILIZAR, REDUZIR E RECICLAR".VALE APENA CONFERIR, BOA LEITURA!





VEJA QUE LEGAL O QUE FOI CONFECCIONADO REUTILIZANDO OBJETOS QUE IRIAM PARA O LIXO!


     BILBOQUÊ SAPINHO - DE GARRAFA PET;

      CASINHA DE CAIXA DE FÓSFORO PARA   RECADINHOS OU MOEDAS;  

      CESTINHA COELHO PORTA TRECOS - DE GARRAFA PET;  
            
      COFRINHO TARTARUGA - DE GARRAFA PET; 





VEJA QUE INTERESSANTE ESSA LINDA CASINHA DE PASSARINHOS PARA DECORAÇÃO! 
A RAQUEL E SUA MAMÃE MÔNICA CONFECCIONARAM  ESSE LINDO ENFEITE COM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO E RETALHOS DE TECIDO.
PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE!


**********
OBSERVANDO A NATUREZA
FIZEMOS UM PASSEIO PARA OBSERVAR AS PLANTAS QUE COMPÕEM O AMBIENTE ESCOLAR. VIMOS QUE A MAIORIA DAS PLANTAS ESTAVAM BONITAS, MAS HAVIA ALGUMAS SECAS DEVIDO A FALTA DE CHUVA.
PRECISAMOS REGAR AS PLANTINHAS, MAS, É MUITO IMPORTANTE TER CUIDADO PARA NÃO DISPERDIÇAR ÁGUA. 
SE SOUBERMOS UTILIZAR COM MODERAÇÃO OS RECURSOS QUE A NATUREZA NOS OFERECE, PODEMOS CONTRIBUIR PARA O BEM ESTAR DO SER HUMANO E DE TODOS OS SERES.


  
JARDIM DA ESCOLA
JARDIM DA ESCOLA

***********
APRENDENDO SOBRE AS PLANTAS

AS PLANTAS POSSUEM VÁRIAS UTILIDADES E PARA QUE ELAS SE DESENVOLVAM PRECISAM DE BASTANTE CUIDADO. 
RECEBEMOS A VISITA DO AMIGO "CHOCOLATE", UM MOÇO MUITO BACANA, QUE CUIDA COM MUITO CARINHO DAS PLANTAS DA NOSSA ESCOLA. ELE NOS FALOU SOBRE    O DESENVOLVIMENTO, UTILIDADES E CUIDADOS COM AS PLANTAS. FIZEMOS TAMBÉM UMA VISITA A HORTA DA ESCOLA, O CHOCOLATE NOS AJUDOU A PLANTAR UMA MUDA DE GIRASSOL E NOS DEU UMA MUDA DE ALECRIM. 
OBRIGADO CHOCOLATE PELO QUE NOS ENSINOU E PARABÉNS PELA DEDICAÇÃO À NOSSA NATUREZA. DEPOIS, LISTAMOS OS ALIMENTOS PRODUZIDOS NA HORTA E QUE COMPÕEM A NOSSA MERENDA. OBSERVAMOS O CARDÁPIO DA ESCOLA E FIZEMOS UMA VOTAÇÃO SOBRE A MERENDA ESCOLAR E A FRUTA PREFERIDA. 
ESSE FOI UM DIA MUITO LEGAL, CADA VEZ MAIS PERCEBEMOS COMO É IMPORTANTE CUIDAR DA NATUREZA!
APRENDENDO SOBRE AS PLANTAS COM O AMIGO CHOCOLATE

                                             VISITA A HORTA DA ESCOLA 

      



CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR

AQUI, A NOSSA QUERIDA COZINHEIRA RITA, ESTÁ  EXPLICANDO SOBRE O CARDÁPIO DA MERENDA  PREPARADA NA ESCOLA. AGRADECEMOS A TODAS AS COZINHEIRAS QUE PREPARAM A NOSSA MERENDA  GOSTOSA E NUTRITIVA.
**********
SALADA DE FRUTAS
FIZEMOS  UM LISTA DAS FRUTAS PREFERIDAS DA TURMA E DEPOIS  FIZEMOS UMA VOTAÇÃO PARA DESCOBRIR QUAL DAS  FRUTAS ERA A PREFERIDA PELA MAIORIA . AS FRUTAS LISTADAS FORAM:
MELANCIA, BANANA, LARANJA, GOIABA, PERA, MAÇÃ, MELÃO, MAMÃO, UVA E CAJU. 
DENTRE ESTAS FRUTAS, ADIVINHA QUAL FOI A MAIS VOTADA?
RESPOSTA: FOI A MAÇÃ.

 FRUTA PREFERIDA PELA MAIORIA DA TURMA

**********
DEPOIS DA ESCOLHA DA FRUTA PREFERIDA ESTUDAMOS SOBRE RECEITA CULINÁRIA, SOBRE  A UTILIDADE DESSE TIPO DE TEXTO E COMO É ESCRITO. FIZEMOS TAMBÉM UM GRÁFICO, INDICANDO O RESULTADO DA PESQUISA.
ESCREVEMOS UMA RECEITA DE SALADA DE FRUTAS, DEPOIS, PREPARAMOS E SABOREAMOS ESSA DELICIOSA SOBREMESA SAUDÁVEL E NATURAL! 
PARA VISUALIZAR UMA RECEITA DE SALADA DE FRUTAS DELICIOSA CLIQUE NA ABA RECEITINHAS NO INÍCIO DO BLOG.






**********
VIAJANDO PELOS 3 ERRES
RONDÔNIA - ROLIM DE MOURA
RIO GRANDE DO SUL
RIO DE JANEIRO

VEJA SÓ QUE BACANA!
TÃO LONGE E AO MESMO TEMPO TÃO PERTO!


FIZEMOS UMA VIAGEM INCRÍVEL PELA INTERNET E CONHECEMOS POR IMAGENS RIO DE JANEIRO, A CIDADE DE NOVA BASSANO NO RIO GRANDE DO SUL, ALÉM DE VER FOTOS ANTIGAS E ATUAIS DE NOSSA CIDADE, ROLIM DE MOURA.
A AUTORA DO LIVRO "O MENINO DO BONÉ VERDE", QUE LEMOS E AMAMOS, ROZANE PAIS, MORA NA PRAIA DA BARRA DA TIJUCA, NO RIO DE JANEIRO. A PROFESSORA MARLI E SUA GALERINHA, A ESCRITORA LETÍCIA MÖLLER, AUTORA DO LIVRO "EU E VOCÊ, AQUI E LÁ", QUE TAMBÉM TIVEMOS A OPORTUNIDADE  DE LER  E GOSTAMOS MUITO MORAM EM NOVA BASSANO, NO RIO GRANDE DO SUL.
OBSERVAMOS A PAISAGEM DESTES LUGARES E VIMOS MUITAS BELEZAS NATURAIS. SABEMOS QUE HÁ PROBLEMAS AMBIENTAIS EM CADA UM DESTES LOCAIS, MAS A NATUREZA AINDA É GENEROSA E O SER HUMANO PRECISA URGENTEMENTE PRESERVÁ-LA.
**********
NOSSA CIDADE QUERIDA 
 ROLIM DE MOURA - ESTADO DE RONDÔNIA

AQUI EM NOSSA CIDADE,  OBSERVAMOS  COMO A NATUREZA É BELA, MAS, TAMBÉM HÁ DEGRADAÇÃO. 
PRECISAMOS COLABORAR E CUIDAR DA NOSSA NATUREZA.

AQUI FICA NOSSA ESCOLA

PARA VISUALIZAR MAIS FOTOS, ANTIGAS E ATUAIS DE NOSSA CIDADE, É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO:

**********
NOVA BASSANO - RIO GRANDE DO SUL

ESTAS SÃO IMAGENS DE NOVA BASSANO, RIO GRANDE DO SUL. A PROFESSORA MARLI, SEUS ALUNOS E A ESCRITORA LETÍCIA, MORAM EM UMA BELA CIDADE!

A ESCOLA DA GALERINHA DA PROFESSORA MARLI

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E CONHEÇA O BLOG DA
PROFESSORA MARLI E SUA GALERINHA E O BLOG DA ESCRITORA LETÍCIA.

DIÁRIO DA GALERINHA:

LOVE O LIVRO:

**********
RIO DE JANEIRO

PRAIA DA BARRA DA TIJUCA
LUGAR EM QUE A ROZANE MORA

ROZANE TAMBÉM NOS ENVIOU ALGUMAS IMAGENS DE SUA CIDADE, E NOS ESCREVEU SOBRE SUAS PREOCUPAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE. ELA CITOU OS SEGUINTES PROBLEMAS NA NATUREZA EM SUA REGIÃO:
-POLUIÇÃO DA BAIA DE GUANABARA;

-CRESCIMENTO ECONÔMICO SEM PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE;

-DESMATAMENTO;
-TRATAMENTO INADEQUADO PARA O LIXO;

                                   POLUIÇÃO NA BAIA DE GUANABARA

                                   CACHOEIRA DA BARRA DA TIJUCA

                                           BARRA DA TIJUCA

EMBORA RIO DE JANEIRO SEJA UMA CIDADE MARAVILHOSA, POSSUI MUITOS PROBLEMAS AMBIENTAIS, POR ISSO, PRECISA DE CUIDADOS POR PARTE DE SEUS HABITANTES.A ESCRITORA ROZANE PAIS É MUITO PREOCUPADA E PROCURA FAZER A SUA PARTE JUNTAMENTE COM SUA FAMÍLIA.
ROZANE ESCREVER O LIVRO "O MENINO DO BONÉ VERDE", QUE RETRATA ATITUDES QUE PREJUDICAM A 
NATUREZA E INCENTIVA A PROTEGÊ-LA.

ROZANE NOS ESCREVEU O SEGUINTE:
"O BAIRRO BARRA DA TIJUCA FICA NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO, FOI AQUI QUE ACONTECEU A ECO 92, ONDE LÍDERES DO MUNDO INTEIRO ASSINARAM A AGENDA 21, UM TRATADO AMBIENTAL COM CAPÍTULOS SOBRE O MEIO AMBIENTE E  EM 2012 ACONTECEU A RIO +20 COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE.
EU MORO AQUI NA PRAIA DA BARRA DA TIJUCA, ESTOU ENTRE O MAR (FRENTE) E A LAGOA (FUNDOS),  OBSERVO A NATUREZA TODOS OS DIAS E FICO MUITO TRISTE QUANDO VEJO A  LAGOA DE JACAREPAGUÁ QUE FICA ATRÁS DO MEU CONDOMÍNIO POLUÍDA, O DESRESPEITO COM VEGETAÇÃO , COM OS PEIXES, QUE MUITOS VEZES VI MORRENDO E O BIÓLOGO QUE PASSEIA DE BARCO POR ALI CHORANDO.
 ATRAVESSO A LAGOA  DE BALSA PARA OUTRO LADO, ONDE TRABALHO COMO VOLUNTÁRIA NUMA ESCOLA MUNICIPAL NA SALA DE LEITURA, FAÇO PROJETOS DE LEITURA E AMBIENTAL.
PARTICIPO DE SIMPÓSIOS DE MEIO AMBIENTE ONDE DISCUTIMOS A SITUAÇÃO AMBIENTAL DO BAIRRO, VEJO MUITA TEORIA E POUCA AÇÃO. MAS TENHO ESPERANÇA QUE OS NOVOS GOVERNANTES MUDEM ESTA REALIDADE.
DEFENDO QUE A AGENDA 21  INFANTIL SEJA MAIS DIVULGADA NAS ESCOLAS, QUE A POPULAÇÃO TENHA MAIS VOZ ATIVA E QUE REALMENTE CADA UM FIZER A SUA PARTE DE FORMA EFICAZ SALVAREMOS O NOSSO PLANETA".
   



      ********

Entrevista com Rozane Pais, a autora do livro
 “O Menino do Boné Verde”
(Alunos 1º ano C - Professora Mara Rolin - 2012)
Autora: Sou Rozane Pais, sou carioca, tenho 53 anos, sou pedagoga e escritora.
Alunos: Por que você escreveu este livro?
Escritora:  EM 1986 quando meu filho nasceu, idealizei que ele fosse desde pequeno um Protetor da Natureza, então como não havia literatura infantil específica com este tema, resolvi eu mesma inventar uma história, que  se tornaria um Livro,  então toda noite eu começava uma parte da história, quando ele cresceu um pouco,  também ia inventando os personagens e assim a “O Menino do Boné Verde” nasceu. Em 1994, registrei na Biblioteca Nacional e só em 5 de junho de  2007, 21 anos depois, fiz o lançamento do Livro.
Por isso Crianças nunca desistam dos seus sonhos.
Alunos: Por que o livro tem esse nome?
Escritora:  Porque foi Inspirado em um menino de 8 anos, meu filho, que gostava de  usar Boné (1994-1986) registrado em 1994, foi quando oficialmente começou a existir.
Observem, no livro, atrás da árvore tem rapaz que representa o ser humano, ele é meu filho com a idade (20 anos) quando  o livro foi lançado.
Boné Verde (azul+amarelo)- Esperança que nosso Verde seja preservado.
Alunos: Você escreveu outros livros? Quais?
Escritora:  Sim, Madame Poluidora  (sequência do Boné Verde) já foi peça de teatro numa escola.
A Fábrica de Chocolate das Crianças  (tema empreendedorismo)
Alunos: Você gosta muito de ler?
Escritora: Sim, leio bastante, sempre tenho um livro na cabeceira, quando termino começo outro, quem lê sabe mais, e a leitura nos engrandece, nos leva para locais distantes e nos ajuda a escrever melhor, além de um aprendizado que ficará para sempre.
Alunos: Qual livro você gosta mais?
Escritora: Tenho um gosto de leitura variado, mas o Livro que mais gostei foi VIVENDO, AMANDO E APRENDENDO (Leo Busgaglia), sempre digo que este livro é a Bíblia da Educação.
Alunos: Você gosta de contar Historias?
Escritora: Sim, quando lancei o livro, passava a maior parte do tempo participando de Oficinas Literárias e  contava principalmente a História do meu livro, mas contei outras histórias, nas escolas, na igreja, para o meu filho, amo viver no meio das Crianças, sou voluntário no Ministério Infantil de uma igreja e numa escola Municipal, onde trabalho na sala de Leitura, vivo no mundo dos Livros.
Alunos: Qual Historia você gosta mais?
Escritora: Gosto muito da história da Pollyana, a menina que fazia o Jogo do Contente.
Alunos: Você tem filhos? Quantos? Como se chamam?
Escritora: Sim, tenho um filho (o inspirador do Boné Verde), o nome dele é Raphael Pais, tem 26 anos , é Engenheiro Mecânico e um Protetor da Natureza.
Alunos: Há quanto tempo você mora no Rio de Janeiro?
Escritora: Sempre morei no Rio de Janeiro (passei apenas uma temporada em São Paulo), mas voltei logo.
Alunos: Qual é a sua profissão?
Escritora: Sou Pedagoga  (aposentada) e Escritora
Alunos: Quais os maiores problemas na natureza em sua cidade?
Escritora:  A poluição da Baia de Guanabara, o Crescimento econômico sem preocupação com o Meio Ambiente, o Desmatamento, o Tratamento Inadequado para o Lixo, Problemas de  Transporte e Segurança em alguns bairros, está começando a melhorar com o BRT e as UPP, mas precisa de muito investimento até a Olimpíada e a Copa do Mundo.
Alunos: O que você acha mais bonito em sua cidade?
Escritora: As praias, como dizia Tim Maia (meu cantor favorito), Do LEME AO PONTAL, ou seja uma orla inteirinha de praias. Moro na Praia da Barra da Tijuca.
Alunos: Você já conhece Rondônia?
Escritora: Não , mas desejaria muito conhecer, tenho certeza que é um lugar com o seu diferencial, o Brasil é isso, um país com muito a oferecer.
 Quem sabe um dia viajo e levo junto nosso amigo o Boné para conhecer vocês e sua  cultura.
Alunos: O que as crianças da sua cidade fazem para preservar a natureza?
Escritora: Elas têm aprendido muito sobre Meio Ambiente e estão assimilando que devem cuidar do lugar onde moram, estão fazendo a sua parte e passando estes conceitos para os mais velhos, são multiplicadoras de ideias.
Alunos: Qual é o seu maior sonho?
Escritora: O meu maior sonho é que todo Ser Humano seja mais humano, que respeite a natureza, respeite  o próximo, que possamos viver como irmãos, que nossas diferenças  não reflitam em  nosso comportamento e em  nossas atitudes, que possamos fazer o bem para o Planeta, paras as pessoas mais velhas, mais novas, diferentes, paras as Crianças e assim teremos um Mundo Melhor.
Professora Mara e Alunos, fiquei muito feliz em conhecê-los e em responder as perguntas tão bem elaboradas.
Desejo que sejam sempre felizes, que cuidem da nossa natureza e persigam sempre os seus sonhos de verdade e em qualquer idade.
Deixo aqui o meu abraço carinhoso e contem sempre comigo, agora a amiga autora ecológica.
Rozane Pais


******
VAMOS JOGAR E APRENDER?
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E APRENDA SE DIVERTINDO