domingo, 29 de abril de 2012

DIA DO TRABALHO


Dia do Trabalho (Cont.)

    Para garantir sua sobrevivência, o homem sempre precisou trabalhar, assim as relações de trabalho foram modificando ao longo da história.
    Os acontecimentos que levaram a estabelecer o Dia do Trabalho tem haver com as conquistas dos trabalhadores de forma ampla, elevando o trabalho como um direito humano, no mesmo patamar do direito à vida, à saúde e a educação, proclamada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.


    No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1924, por um decreto do presidente Artur Bernardes. Por aqui também ocorreram outros eventos importantes nesta data: em 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, ou seja, o valor mínimo que um trabalhador deve ganhar para suprir as necessidades básicas de uma família - moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer e em1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e garantir os direitos dos trabalhadores.
Mudanças no mundo do trabalho
    É interessante notar que, pelas características da sociedade em uma determinada época, algumas profissões eram fundamentais e que hoje não existem mais, principalmente porque a tecnologia foi evoluindo e substituindo algumas funções. De acordo com necessidades específicas das sociedades, com a evolução do conhecimento que chega cada vez mais rapidamente e com o avanço da tecnologia, aos poucos vão surgindo novas profissões.
    Não há consenso entre os pesquisadores da área a respeito de quais seriam realmente as profissão do futuro: alguns dizem que são profissões que na verdade já existem, mas que vão se modificando ou se modernizando de acordo com as necessidades específicas, outros dizem que são realmente profissões das quais nunca se ouviu falar.
Curiosidade
    O salário mínimo foi adotado no Brasil em 1940, no governo de Getúlio Vargas. Segundo o economista João Sabóia, na época, havia 14 salários para diferentes regiões do país, sendo que o salário mínimo mais alto era pago no Rio de Janeiro, capital do Brasil na época. Este valor era três vezes superior ao do Nordeste. Assim, o valor do salário mínimo ficou unificado em todo país a partir dessa data.
FONTE: SMARTKIDS

CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA UMA ANIMAÇÃO SOBRE AS PROFISSÕES:
http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/profissoes.html


CRUZADINHA






0 comentários:

Postar um comentário