sexta-feira, 24 de junho de 2011

MASCOTE DA TURMA



UMA AMIGUINHA DIFERENTE


Belinha (nossa mascote )e Lili (mascote do 2°A)

   A criação de uma mascote de pelúcia para a turma tem o objetivo de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso e significativo, contribuindo em vários sentidos para o desenvolvimento e formação da criança. Ter uma mascote e cuidar dela é uma nova forma de aprender, além da leitura e da escrita envolve questões relacionadas a  valores e a cidadania  que são  importantes para a formação do ser humano.
   Ao adotar a mascote, a turma toda é responsável por ela. Por meio de sorteio, cada dia uma criança levará a nova amiguinha para sua casa e junto com ela leva também um caderno para escrever como foi o dia em que estiveram juntinhos. Dessa forma, as crianças desenvolvem o senso de responsabilidade e autonomia, há um compromisso entre a turma e todos devem cuidar da amiguinha com carinho. Tendo esse objetivo em comum, criam-se vínculos afetivos importantes para o desenvolvimento da criança.
   Ter uma mascote é mais um recurso para trabalhar a leitura e a escrita, favorecendo o trabalho em equipe, a interação, responsabilidade, autonomia, respeito, solidariedade, companheirismo, amizade, união, comprometimento, cuidados e envolvimento com a família. É muito importante que a família se envolva neste trabalho, compreendendo, valorizando e estimulando, as crianças. 
    Os cuidados, os sentimentos e a forma de conviver junto à mascote, são iguais aos vivenciados na realidade. A imaginação, a fantasia, faz parte do universo infantil, o brincar é também uma forma de aprender e certamente a criança cuidará da mascote como um ser de verdade, integrando-a a suas atividades diárias como, brincar,  comer, fazer tarefas, tomar  banho, dormir, etc.
  Essa forma de cuidar possibilita a expressão de bons sentimentos e ao registrar seu dia a dia a criança além de desenvolver a leitura, a escrita, compartilha suas experiências com os coleguinhas, conhece um pouco mais do outro e aprende a respeitá-lo. É importante que a criança perceba que tem sua própria identidade, mas que também faz parte de um grupo e deve saber conviver com ele.
A criança deve aprender que na sociedade há regras, limites e todos possuem direitos e deveres que devem ser conhecidos e respeitados.
Professora: Mara Rolin
2° Ano B


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UM DIA COM A BELINHA




Wagner com a Belinha 

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